Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4
Acessibilidade 5 Alto contraste 6

5ª Sessão Ordinária de 2019

Publicado em 07/08/2019 às 17:50 - Atualizado em 27/03/2019 às 11:32

5ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2019 DA CÂMARA DE VEREADORES DE MONDAÍ - 11/3/2019

RESUMO

Abertura da sessão

Leitura da ata da 4ª sessão ordinária de 2019, de 25/2/2019 – aprovada sem restrições.

Leitura pelo primeiro-secretário da matéria nova, composta pelo Projeto de Lei Ordinária5/2019, encaminhado pelo Executivo Municipal que “Estabelece a Estrutura e o Funcionamento do Conselho Tutelar de Mondaí e dá outras providências”; e pela Indicação 10/2019, que “Sugere ao Excelentíssimo Prefeito Municipal a construção de um abrigo de passageiros no Bairro Floresta”, do vereador Elizandro Mainardi.

 Manifestações no Grande Expediente:

 - Vereadora Marisa Flach, para apresentar indicação verbal de melhorias na estrada geral entre a comunidade de Taipa Baixa e a cidade de Mondaí, solicitando instalação de tubulação para o escoamento da água no topo do morro das Taipas, bem como o conserto de tubulação danificada na via.

- Vereador Guido Kappes, que falou da importância e do destaque dado pela mídia ao Dia Internacional da Mulher, ressaltando, entretanto, o aumento da violência contra elas e a predominância da cultura machista na sociedade e mencionou conquistas das mulheres, especialmente as agricultoras, estabelecidas com muita luta durante as décadas passadas e que estariam ameaçadas pela proposta de reforma previdenciária do Governo Federal, conforme frisou. Falou, ainda, das novas regras para concessão de auxílio-doença aos segurados do INSS e das perícias médicas, bem como da dificuldade de deslocamento dos pacientes mondaienses para as cidades de Chapecó ou Xanxerê para a realização dessas, destacando a necessidade de se incluir pautas desse tipo nos eventos municipais destinados às mulheres.

- Vereadora Selani Bruch, que falou a respeito da emenda parlamentar destinada ao Município pelo deputado federal Celso Maldaner, no valor de dois milhões de reais, para a continuidade das obras do novo posto de saúde, manifestando satisfação pela conquista, resultado de muito empenho do MDB local, conforme frisou. Acrescentou que a documentação foi entregue ao prefeito, para o cadastramento e habilitação do Município para a liberação dos recursos da emenda.

- Vereador Roberto Bernardy, que falou inicialmente a respeito da instalação de placas de sinalização nas comunidades do interior do município, ressaltando que diversos vereadores, inclusive ele próprio, defenderam esse pleito na Casa e que as mesmas auxiliarão bastante na trafegabilidade. Falou, depois, sobre emenda parlamentar do agora ex-deputado Marcos Tebaldi, no valor de trezentos e cinquenta mil reais, destinados à agricultura, pleiteada juntamente com o vereador Valdori e que estaria atualmente em fase de cadastro. Destacou a importância das emendas de qualquer valor e o montante expressivo de recursos já concretizados por esse meio pela coligação de que faz parte e aplicados no município, acrescentando que para evitar grandes obras inacabadas é preciso ter disponíveis os recursos antes do início delas.

Momento da Presidência

O presidente, vereador Elizandro Mainardi, inicialmente transmitiu aos vereadores convites para eventos e elogiou a comunidade de Linha Pirapocu pela festa, destacando o repasse de recursos aprovado pela Câmara e parabenizando a Administração Municipal pela iniciativa. Falou também sobre a instalação das placas de sinalização no interior, dizendo tratar-se de uma obra importante e ressaltou a importância do trabalho dos vereadores da Casa na busca de emendas parlamentares, dizendo que todos se esforçam para isso junto aos respectivos representantes embora os benefícios delas só se concretizem quando o dinheiro está na conta do Município. Depois, com autorização do Plenário, passou a palavra para a Secretária Municipal da Assistência Social, Luciane Maraschin, que explicou o motivo do encaminhamento e aspectos do projeto que deu entrada nesta data. Esclareceu, também, entre outros pontos, alguns aspectos do funcionamento da animação musical dos eventos dos grupos de idosos e estendeu aos vereadores o convite para o evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, fornecendo detalhes da programação e destacando o êxito das edições anteriores.

Ordem do Dia

- Aprovação em turno único, por unanimidade, da Indicação 10/2019, matérias defendida pelo seu autor.

Explicações Pessoais

- Manifestaram-se, em sequência, os vereadores Guido e Marisa, ambos para convidar os vereadores a participar de uma reunião na Vila Catres entre a comunidade e representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens, para discutir a questão da segurança das barragens em Santa Catarina.

 Encerramento da 5ª sessão ordinária de 2019.

 

(Texto: Ivoni Bock - assistente administrativa).