Erro inesperado!

Câmara de Vereadores de
Mondaí


<<
>>

6ª Sessão Ordinária de 2019

Atualizado em 27/03/2019 às 11:37

6ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2019 DA CÂMARA DE VEREADORES DE MONDAÍ - 18/3/2019

RESUMO

Abertura da sessão

Leitura da ata da 5ª sessão ordinária de 2019, de 11/3/2019– aprovada sem restrições.

Leitura pelo primeiro-secretário da matéria nova, composta pelo Projeto de Lei Ordinária 6/2019, que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a realizar o pagamento de despesas não processadas no exercício anterior e dá outras providências”, encaminhado pelo Executivo Municipal; e pela Moção 6/2019, que “Encaminha manifestação da Câmara Municipal de Vereadores em apoio a melhoria no sistema de telefonia móvel”, da bancada do MDB. As Comissões competentes  apresentaram pareceres ao Projeto 5/2019.

 Manifestações no Grande Expediente:

 - Vereador Augusto Wohlfarth, que falou sobre emenda parlamentar de duzentos e cinquenta mil reais do senador Esperidião Amin, para aplicação em asfaltamento da malha viária local.

- Vereadora Marisa Flach, que falou de sua participação, junto com a vereadora Selani e o presidente da Casa, de um encontro do Fórum da Mulher Vereadora da Acamosc — Associação das Câmaras do Oeste de Santa Catarina, em que foi eleita a nova diretoria do Fórum e elaborada uma carta de reivindicações, a ser entregue à vice-governadora do estado, pela instituição em municípios com alto índice de violência doméstica do programa “Rede Guardiões Maria da Penha”; e pelo fortalecimento do conhecimento da mulher catarinense.

- Vereador Guido Kappes, que falou da reunião realizada pelo MAB — Movimento dos Atingidos por Barragens, em Catres, no último dia 14 de março, “Dia Internacional de Luta Contra as Barragens”, da qual participou, ressaltando a importância do evento, tanto pelos esclarecimentos fornecidos quanto pela participação de representantes de diversas comunidades dos municípios de Itapiranga, São João do Oeste e de Mondaí, inclusive da vereadora Marisa e do prefeito Valdir Rubert. Comentou que, além de informações sobre as atividades do MAB, foram apresentados relatórios a respeito da situação da barragem de Foz do Chapecó, segundo os quais o risco de rompimento é baixo, mas com potencial alto de destruição, caso aconteça. Destacou a forte atuação  nacional do MAB, mencionando as pautas de discussões na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e na Câmara Federal, bem como a atuação no caso de Brumadinho/MG. Acrescentou que está sendo preparada uma audiência pública em Itapiranga para a discussão de grandes projetos, frisando a importância dessas mobilizações e da participação das autoridades e da população nelas. Apresentou também indicações verbais pela reposição de lâmpadas danificadas nos postes de iluminação pública da Vila Catres, bem como pelo conserto e reposição do calçamento nos acessos à ponte da vila.

- Vereador Elizandro, que falou sobre emenda do senador Jorginho Mello, no valor de duzentos mil reais, destinados para despesas de custeio da área de saúde, e mencionou que os recursos destinados pelo parlamentar ao município durante a atual gestão somam quase quinhentos e cinquenta mil reais. Destacou que as administrações teriam muitas dificuldades sem o aporte dos recursos das emendas de parlamentares de quaisquer partidos a que pertençam, acrescentando que dinheiro público deve ser aplicado em benefício dos munícipes e que acredita que isso esteja sendo bem feito em Mondaí.

Momento da Presidência

- O presidente, vereador Elizandro Mainardi, inicialmente transmitiu aos vereadores convites para reunião no Bairro Antas e para a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, explicando que durante esse último evento a maioria dos vereadores estará participando do Encontro Estadual, em Florianópolis. Elogiou depois a organização da Festa do Pastel e ressaltou a importância da participação em eventos promovidos por entidades como o Lions e o Leo Clubes, sugerindo a possibilidade de ampliação da estrutura coberta na praça para as futuras edições. Depois, com a autorização do Plenário, fez uso da palavra a Secretária da Educação, Sandra Schuh, para esclarecer aspectos do projeto encaminhado nesta data pelo Executivo..

Ordem do Dia

- Aprovação em turno único, por unanimidade, da Moção 6/2019, sobre a qual se manifestaram a vereadora Selani, que explicou que os moradores de Laju frequentemente reclamam da má qualidade do sinal de telefonia móvel naquela região; e o vereador Elizandro que mencionou outras moções semelhantes já encaminhadas anteriormente e sugerindo que todos os vereadores se empenhassem nessa questão junto aos seus representantes parlamentares, por ser um problema recorrente em diversas partes do município.

Explicações Pessoais

- Manifestaram-se os vereadores Juvenil, para justificas sua impossibilidade de participar da reunião no Bairro Antas; e Guido, que se referiu a acontecimento da sessão anterior, lamentando o ocorrido, e disse que ideias divergentes fortalecem a democracia e que continuará defendendo seu ponto de vista.

 Encerramento da 6ª sessão ordinária de 2019.

 

(Texto: Ivoni Bock - assistente administrativa).


Encontrou algum erro? Informe-nos

Principal (49) 3674-1234 Fax (49) 3674-1234
CEP:89893-000
Endereço:Avenida do Engenho, 130 - Centro
Atendimento:Segundas-feiras das 8h às 11h30min e das 13h30min até o término da sessão plenária. Terças-feiras a quintas-feiras das 8h às 11h45min.
Gestão:
Apoio: