Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4
Acessibilidade 5 Alto contraste 6

7ª Sessão Ordinária de 2019

Publicado em 29/03/2019 às 14:33 - Atualizado em 09/04/2019 às 09:50

7ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2019 DA CÂMARA DE VEREADORES DE MONDAÍ - 25/3/2019

RESUMO

Abertura da sessão

Leitura da ata da 6ª sessão ordinária de 2019, de 18/3/2019– aprovada sem restrições.

Leitura pelo primeiro-secretário da matéria nova, composta pela Moção 7/2019, que “Encaminha manifestação da Câmara Municipal de Vereadores apelando pela limpeza das margens de rodovia estadual”, da bancada do MDB; e pela Indicação 11/2019, que “Sugere ao Excelentíssimo Sr. Prefeito Municipal o conserto de trecho do passeio público e canteiros da Avenida Porto Feliz, sentido à Área de Lazer”, da vereadora Selani. As Comissões competentes apresentaram pareceres ao Projeto 6/2019..

 Manifestações no Grande Expediente:

 - Vereador Valdori, que apresentou indicações verbais, solicitando a ampliação da área de cobertura na frente da Creche Sonho Encantado; a reinstalação das grades de proteção na quadra do ginásio de esportes da Escola Gessy Averbeck; e reparos nas estradas municipais de Linhas Barra Escondida, Antas e Tamanduá.

- Vereador Juvenil, quefalou a respeito de uma antiga estrada municipal, cujo traçado teria sido modificado há alguns anos, explicando que esse trecho alterado teria sido fechado para o tráfego, solicitando a reabertura da antiga rota, que estaria tomada por vegetação devido à falta de manutenção, fornecendo detalhes da situação e destacando a importância da estrada no acesso a diversas comunidades do interior.

- Momento da Presidência

- O presidente, vereador Elizandro Mainardi, referiu-se à questão levantada pelo vereador Juvenil, comentando, em síntese, considerar necessário investir no diálogo entre as partes envolvidas e analisar a questão legal, pois uma estrada municipal não pode ser fechada, e ressaltou que ela é muito útil para o tráfego, inclusive do maquinário agrícola dos produtores rurais. Citando, depois, os frequentes casos de vandalismo na escola de Laju e à questão da municipalização do ensino, sem a transferência da estrutura e do patrimônio da escola ao Município, informou que acompanhará a Secretária Municipal da Educação até a Secretaria Estadual para tentar resolver esses assuntos, e comentou a possibilidade da instalação de um sistema de câmeras com padrão Wi-Fi na escola de Laju para coibir a atuação dos vândalos. Mencionou também alguns temas que serão abordados no Encontro Estadual de Vereadores, já discutidos na Câmara, como as dificuldades da bacia leiteira catarinense e as frequentes quedas de energia e, por fim, comentou a resposta à Moção 2/2019, encaminhada pelo presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina e transmitiu ao Plenário alguns convites recebidos pela Casa.

Ordem do Dia

- Aprovação em turno único, por unanimidade, do Projeto de Lei Ordinária 5/2019 que “Estabelece a Estrutura e o Funcionamento do Conselho Tutelar de Mondaí e dá outras providências”, sem discussão; da Moção 7/2019 e da Indicação 11/2019, sobre as quais se manifestaram, respectivamente, o vereador Juvenil e a vereadora Selani, autores das proposições.

Explicações Pessoais

- Manifestaram-se os vereadores Juvenil e Roberto, a fim de convidar para evento beneficente em Linha Tigre.

 Encerramento da 7ª sessão ordinária de 2019.

 

(Texto: Ivoni Bock - assistente administrativa).