Erro inesperado!

Entidades do Município Manifestam-se na Câmara

Publicado em 01/12/2017 às 18:02 - Atualizado em 01/12/2017 às 18:05

Créditos: Sérgio A. Ammes Baixar Imagem

Durante a sessão da Câmara de Vereadores de Mondaí, no dia 20 de novembro de 2017, representantes de duas importantes entidades filantrópicas do município fizeram uso da palavra para fazer convites e apresentar suas reivindicações.

Os representantes da APAE — Associação dos Amigos dos Excepcionais de Mondaí, Senhora Vanessa Selke Toebe e Rudimar Schuh, entre outros assuntos, convidaram os vereadores a conhecer a instituição, fizeram um resumo das atividades desenvolvidas e solicitaram o apoio financeiro da Câmara, por meio da destinação de dotações orçamentárias do Município, para a conclusão da construção de um muro de pedras em torno da propriedade da APAE.

Destacou-se que a APAE local não se limita a atender apenas aos oitenta e cinco estudantes especiais, mas também suas famílias, com assistência social e psicológica, que é fornecida gratuitamente a elas, mas tem alto custo financeiro para a instituição e que o atendimento prestado pela APAE às pessoas excepcionais é totalmente imparcial.

O Presidente da Associação Hospitalar Mondaí, Senhor Paulinho Stecker, em síntese, explicou que a entidade está em situação financeira crítica, especialmente porque, pelo terceiro mês seguido, não teria havido o repasse de cinquenta e sete mil reais do SUS — Sistema Único de Saúde e porque há dez meses o Governo do Estado também não estaria repassando recursos, num total de mais de quarenta mil reais em atraso, ressaltando que isso praticamente inviabiliza a administração do hospital. Acrescentou que não há garantias de que essa situação se resolva brevemente.

Mencionou que a direção da AHM procurou a ajuda do Ministério Público, que notificou o Estado, mas sem sucesso e que, portanto, a direção sentiu-se na obrigação de trazer o assunto à Câmara com o intuito de solicitar apoio financeiro.

Destacando que no ano passado a instituição foi beneficiada com recursos que a Câmara devolveu ao Município, os quais teriam possibilitado o pagamento do décimo terceiro salário dos funcionários, disse que, atualmente, por causa da falta de repasses das verbas estaduais e federais, esse auxílio é novamente necessário. Informou também que a despesa mensal da AHM é de mais de cem mil reais, que seria coberta caso os recursos atrasados fossem repassados, mas mostrou-se pessimista quanto a isso, reiterando a imperativa necessidade do auxilio da Câmara.

Texto: Ivoni Bock – Assistente Administrativa na Câmara Municipal de Mondaí.

Encontrou algum erro? Informe-nos

Principal (49) 3674-1234 Fax (49) 3674-1234
CEP:89893-000
Endereço:Avenida do Engenho, 130 - Centro
Atendimento:Segundas-feiras das 8h às 11h30min e das 13h30min até o término da sessão plenária. Terças-feiras a quintas-feiras das 8h às 11h45min.
Gestão:
Apoio: