Erro inesperado!

Resumo da 40ª Sessão Ordinária do Legislativo Mondaiense

Publicado em 01/12/2017 às 19:04 - Atualizado em 01/12/2017 às 19:51

Créditos: Sérgio A. Ammes Baixar Imagem

Na 40ª sessão da Câmara de Vereadores de Mondaí, a última do mês,  no dia 27 de novembro de 2017, deram entrada dois projetos originados do Executivo Municipal, ambos concedendo subvenções sociais a entidades do município.

O Projeto de Lei Ordinária 21/2017 beneficia a Cooperativa de Agricultores Familiares e Agroindustrial de Mondaí – COAFAMO e, na mensagem enviada à Casa, o prefeito municipal, Senhor Valdir Rubert fundamenta sua justificativa elencando os objetivos do Projeto:

- Capacitar os agricultores familiares mondaienses, tanto com aprimoramento nas técnicas de produção, tanto na gestão propriedade rural.

- Fornecer suporte administrativo aos agricultores e agroindústrias mondaienses, fomentando o seu crescimento cooperativo e sustentável.

- Instruir as atuais e futurar agroindústrias, nas áreas tributárias, administrativas e sanitárias.

- Dar suporte e garantir acesso a toda população interessada as capacitações e eventos, não o restringindo o evento a associados

Já o Projeto de Lei Ordinária 22/2017 contempla a Associação Comercial e Industrial de Mondaí – ACIM e, segundo o prefeito, destina-se exclusivamente a promoção de ações de interesse público, mediante transferência de recursos financeiros a título de subvenção social, com vistas à realização de atividades fomento e fortalecimento do comercio e indústria local, não o restringindo aos associados, inclusive com realização de campanha natalina.

Ambos os projetos foram despachados às Comissões para os respectivos pareceres.

Na mesma sessão, a vereadora Marisa Flach apresentou a Moção 12/2017 que “Encaminha manifestação da Câmara Municipal de Vereadores em apoio à instalação de antena de telefonia móvel”, para atender às comunidades das Linhas Tigre, Leãozinho, Sabiá, Tempestade, Alto Mondaizinho e Laju, entre outras, endereçada ao presidente da Anatel — Agência Nacional de Telecomunicações e aos diretores das operadoras de telefonia móvel com atuação no Estado de Santa Catarina.

A vereadora Marisa explicou, justificando sua proposição, que a instalação de uma antena é uma reivindicação antiga dos moradores das comunidades mencionadas texto da matéria, as quais abrangem uma extensa área do município que, atualmente, não dispõe do sinal de telefonia móvel, e ressaltou que, além dessas, outras comunidades da região serão beneficiadas com uma eventual concretização desse pleito.

Argumentou que a maioria dos moradores do interior do município já possui um aparelho celular e destacou a utilidade desses equipamentos no mundo moderno, obtendo o apoio de todos os vereadores, que aprovaram unanimemente a Moção.

Manifestando-se na sessão, o vereador Guido Kappes parabenizou as diretorias da APAE — Associação de Pais e Amigo dos Excepcionais de Mondaí e da Associação Hospitalar Mondaí (AHM) pelo trabalho desenvolvido à frente dessas instituições e elogiou a iniciativa de ambas de procurar o Poder Legislativo para divulgar suas atividade e buscar apoio. Disse considerar importante que a Casa, se possível e dentro de suas limitações, atendesse às reivindicações dessas entidades.

Falou depois sobre o primeiro aniversário do trágico acidente aéreo que vitimou, entre outras pessoas, quase toda a delegação da Associação Chapecoense de Futebol, no dia 29 de novembro de 2016, relembrando detalhes do acontecimento, e ressaltou tratar-se de um fato marcante, de repercussão nacional e que precisa ser lembrado, não apenas por causa dos atletas, mas por todas as vidas humanas perdidas na tragédia.

Texto: Ivoni Bock – Assistente Administrativa na Câmara Municipal de Mondaí.

Encontrou algum erro? Informe-nos

Principal (49) 3674-1234 Fax (49) 3674-1234
CEP:89893-000
Endereço:Avenida do Engenho, 130 - Centro
Atendimento:Segundas-feiras das 8h às 11h30min e das 13h30min até o término da sessão plenária. Terças-feiras a quintas-feiras das 8h às 11h45min.
Gestão:
Apoio: