4ª Sessão Ordinária de 2020

Publicado em 04/03/2020 às 16:09 - Atualizado em 18/03/2020 às 17:08

Créditos: Noticiário Regional Baixar Imagem

A quarta sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Mondaí, em 2 de março de 2020, marcou oficialmente o início do mandato do vereador Volmir Miotto na presidência da Casa Legislativa, em virtude da renúncia do vereador Elizandro Mainardi a esse cargo da Mesa Diretora.

Oportunamente, durante a sessão, ambos se manifestaram quanto a esse assunto.

O vereador Volmir afirmou que dará continuidade ao trabalho de seu antecessor e pediu o apoio e a cooperação dos colegas, no sentido de manter a harmonia na Câmara, especialmente por se tratar de um ano eleitoral, mencionando que muitos dos atuais vereadores serão candidatos a cargos eletivos.

O vereador Elizandro agradeceu pela confiança nele depositada, pela convivência harmoniosa com os colegas durante o tempo em que exerceu a presidência e pelo suporte fornecido a ele pela assessoria técnica da Câmara, além de destacar o bom relacionamento com o Poder Executivo e desejar êxito ao novo presidente, ressaltando ter sido uma honra exercer o cargo.

A ocasião também registrou a entrada de diversas proposições apresentadas pelos vereadores, as quais foram apreciadas e aprovadas unanimemente na ordem do dia da sessão.

O vereador Guido apresentou a Moção 02/2020, em apoio à manutenção e à melhoria na atual tarifa social de energia elétrica, detalhando os impactos da retirada do subsídio à tarifa de energia para os produtores rurais e pediu o apoio dos colegas para a apresentação da moção no Encontro Estadual de Vereadores.

Anteriormente, na sessão, ele se manifestou para congratular o Grupo Escoteiro Yucumã pela passagem do 30º aniversário, destacando a influência deste na formação de líderes hoje atuantes no município. Parabenizou, igualmente, às mulheres, por intermédio das integrantes femininas da Câmara, pelo Dia Internacional da Mulher, ressaltando a importância e lamentando que o real sentido da data seja, muitas vezes, perdido em celebrações sem conteúdo.

O vereador Valdori apresentou a Moção 03/2020, em apoio à liberação e ao pagamento da emenda parlamentar 815/2019, que destina cerca de vinte milhões de reais aos consórcios intermunicipais de saúde, para investimento em hospitais dos municípios catarinenses, e ressaltou a importância desses recursos em face das conhecidas dificuldades enfrentadas pelas unidades hospitalares.

Ele também apresentou a Indicação 8/2020, sugerindo a reforma da parada de ônibus na Linha Cascalho, destacando tratar-se uma estrutura antiga, que está danificada e precisa de reparos ou substituição.

A vereadora Selani apresentou Indicação 07/2020, por meio da qual sugeriu o reparo das placas indicativas de velocidade no trecho da Avenida Porto Feliz entre o destacamento da Polícia Militar e o fim do perímetro urbano, explicando que as placas estão danificadas pelo tempo ou por vândalos e que isso dificulta a visualização por parte dos motoristas.

Ela também apresentou o Requerimento 1/2020, para solicitar o envio das congratulações da Câmara ao Grupo Escoteiro Yucumã pela passagem do 30º aniversário do grupo e falou sobre a importância do movimento escoteiro na formação do caráter dos jovens que dele participam.

Na pauta de discussões também estava o Projeto de Lei Complementar 1/2020, aprovado em primeira votação, sobre o qual o vereador Roberto explicou que se trata de corrigir o valor das taxas de licenciamento ambiental praticadas no município, as quais, por um equívoco na redação do projeto original, estavam em desacordo com o estabelecido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, em prejuízo dos produtores rurais.

Ele se manifestou também durante a discussão da Moção 3/2020, em apoio ao pronunciamento do colega Valdori e destacou que o hospital de Mondaí poderá ser beneficiado com expressivos recursos financeiros com o pagamento da emenda 815/2019.

A próxima sessão ordinária acontece no dia 9 de março de 2020, às 19 horas. Depois dessa haverá uma sessão solene destinada à eleição de um novo vice-presidente para a Câmara.

Por Ivoni Bock

Assessora Legislativa