8ª Sessão Ordinária de 2020

Publicado em 13/04/2020 às 21:34 - Atualizado em 13/04/2020 às 21:34

A oitava sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Mondaí, realizada novamente em ambiente virtual, na forma de videoconferência, na noite do dia 13 de abril de 2020, não registrou a entrada de matéria nova.

Entretanto, os vereadores abordaram em suas falas diversos aspectos da atual situação decorrente da pandemia de Covid-19, enfrentada por todos os países e que também afeta a vida dos mondaienses.

O vereador Augusto Wohlfarth comentou a aprovação pela Assembleia Legislativa do Estado de indicação do deputado Altair Silva, por meio da qual este sugere a destinação de respiradores para hospitais de cidades pequenas, inclusive Mondaí.

O vereador Guido Kappes sugeriu, como indicação verbal, a isenção de taxas municipais para empresas e entidades mondaienses afetadas economicamente pela pandemia.

O vereador Elizandro Mainardi comentou a importância das medidas preventivas que vêm sendo adotadas pelos governos para conter o avanço do coronavírus, mas manifestou preocupação com as consequências futuras da situação, inclusive na saúde mental das pessoas, destacando a necessidade de avaliar a eficácia das estratégias adotadas. Também afirmou que os vereadores certamente se unirão para para encontrar a melhor maneira de contribuir com o município e a comunidade.

O vereador Roberto Bernardy chamou atenção ao impacto que a pandemia causará em toda a sociedade, principalmente no aspecto econômico, ressaltando a virtual inevitabilidade do contato com o vírus e, nesse sentido, manifestou dúvidas quanto á oportunidade das medidas de contenção adotadas.

O vereador Juvenil de Souza destacou a necessidade de ações concretas dos vereadores como contribuição para a sociedade mondaiense, mencionando ações de câmaras de vereadores de municípios vizinhos que, entre outra coisas, reduziram os próprios subsídios, sugerindo atitudes semelhantes.

O presidente, vereador Volmir Miotto, também falou da preocupação com os efeitos econômicos resultantes das medidas de isolamento social e quarentena adotados no país, ressaltando, porém, que a preservação da saúde deve ter precedência nessa questão, uma vez que a crise tende a se agravar. Ainda chamou atenção à necessidade de cada qual fazer um esforço para a proteção de todos e disse que a Câmara fará o que estiver ao alcance para contribuir com medidas que serão anunciadas brevemente.