10ª Sessão Ordinária de 2020

Publicado em 28/04/2020 às 19:36 - Atualizado em 04/05/2020 às 19:28

Na décima sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Mondaí, na noite do dia 27 de abril de 2020, ainda em ambiente virtual, a novidade ficou por conta da transmissão ao vivo pelo Facebook, como era feito anteriormente com as sessões presenciais.

Na ocasião foi registrada a entrada dos pareceres de comissões da Casa à matéria já em tramitação. Além disso, o prefeito encaminhou ofício em resposta à indicação verbal do vereador Guido, explicando as limitações impostas ao Poder Público nas questões tributárias, principalmente em período eleitoral.

Diversos vereadores se manifestaram durante a sessão, sobre assuntos variados, embora o foco principal tenha sido, direta ou indiretamente, a situação atual de pandemia da Covid-19.

O vereador Guido solicitou explicações sobre o cronograma de entrevistas para o programa de rádio da Câmara e mencionou o repasse de recursos do Legislativo ao Fundo da Saúde e à Associação Hospitalar, em valores diferentes do que teria sido discutido entre os vereadores, comentando que não estão evidentes ações efetivas da Secretaria Municipal da Saúde para o enfrentamento da pandemia do coronavírus, motivo do repasse de recursos. Também agradeceu pela resposta do Executivo à indicação feita por ele, lamentando pela impossibilidade de atendimento aos pleitos nela apresentados e ressaltou a função do vereador no encaminhamento dos pedidos dos munícipes.

Sobre a doação da Câmara o vereador Augusto explicou que a Mesa Diretora decidiu destinar a maior parte da verba ao Fundo da Saúde pois desse modo seria possível transferir mais recursos ao hospital posteriormente, caso necessário, mas se a situação fosse inversa e o Fundo precisasse, isso dificilmente aconteceria. Disse ainda que as ações realizadas pela Secretaria da Saúde têm sido de prevenção contra a pandemia, descrevendo algumas delas. Destacou a importância do hospital para todos os munícipes, mas cobrou mais transparência na gestão dos recursos públicos e das doações que a Associação recebe costumeiramente.

O vereador Elizandro concordou com as palavras do vereador Augusto e ressaltou a importância e a oportunidade da doação feita pela Câmara ao Fundo da Saúde e ao hospital, principalmente visando à preparação para uma eventual piora das condições da pandemia. Apresentou também um comparativo entre o número de mortes por Covid-19 e por outras causas, bem como da situação da doença no Brasil em relação a outros países, argumentando que é preciso dimensionar o problema para entender a realidade e defendeu a prevenção aliada à retomada das atividades econômicas. Também sugeriu o retorno das sessões presenciais da Câmara e comentou a resposta do Executivo à indicação verbal do vereador Guido, discorrendo sobre o conteúdo do documento.

O presidente, vereador Volmir, informou o Plenário sobre um ofício a ser encaminhado à Associação Hospitalar no qual a Câmara solicita que a entidade se manifeste quanto às necessidades mais urgentes dela na atual conjuntura e garantiu que a Casa dará todo o apoio que for necessário, inclusive por meio de outros recursos, provenientes das economias para a construção da sede própria, cujo projeto será adiado. Também explicou ao vereador Guido que houve um equívoco no cronograma de entrevistas para o programa de rádio, desculpando-se e lamentando a situação.

Assessora legislativa