16ª Sessão Ordinária de 2020

Publicado em 09/06/2020 às 18:47 - Atualizado em 17/08/2020 às 19:44

Realizada na noite do dia 8 de junho de 2020, a décima sexta sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Mondaí no ano, realizada virtualmente, foi transmitida ao vivo pelo Facebook.

Na ocasião foi registrada a entrada do Projeto de Lei Ordinária 5/2020, que fixa os subsídios dos agentes políticos do município para o período entre os anos de 2021 e 2024 e do Projeto de Resolução 1/2020, que regulamenta o Sistema de Deliberação à Distância (SDD), além de outras providências administrativas e a suspensão do recesso legislativo de julho do ano corrente. Ambos os projetos são de iniciativa da Mesa Diretora da Câmara.

Manifestaram-se durante a sessão três vereadores, para falar sobre assuntos diversos.

A vereadora Selani Bruch manifestou sua satisfação ao comentar o recebimento de recursos da ordem e trezentos e cinquenta e um mil reais para o custeio de despesas da Associação Hospitalar de Mondaí, provenientes de emendas parlamentares do deputado Pedro Uczai e dos ex-deputados Valdir Colatto e Jorge Boeira, além de mencionar a liberação da emenda de cento e cinquenta mil, do deputado Celso Maldaner, para aquisição de equipamentos, inclusive uma máquina de ultrassonografia. Ressaltou a importância do hospital e desses recursos em meio às dificuldades causadas pela pandemia de Covid-19 e comentou que as emendas são fruto do empenho conjunto dos vereadores da bancada do MDB.

O vereador Roberto Bernardy falou a respeito do programa Bônus Agrícola,  destacando tratar-se de uma forma de estimular os produtores rurais do município, por meio de um auxílio financeiro, que varia entre duzentos e mil reais, calculado sobre o movimento econômico anual de cada produtor. Detalhou o cronograma de pagamento dos bônus e o valor dos recursos investidos no programa, que totalizam quinhentos mil reais, parabenizando  a Administração Municipal pela iniciativa inédita de incentivo no município.

O vereador Elizandro Mainardi comentou o novo decreto municipal, relacionado às medidas preventivas contra o contágio pelo novo coronavírus, destacando a importância da prevenção frente ao aparecimento dos primeiros casos em Mondaí e manifestou preocupação com o fato de alguns, aparentemente, não se aperceberem da gravidade da doença. Ressaltou, porém, que os cuidados adequados minimizam a possibilidade de contágio e que cada um é responsável por aplicar as orientações, principalmente quanto ao uso de máscaras e à higienização das mãos. Também falou dos investimentos públicos na prevenção por meio dos teste rápidos, destacando, nesse sentido, a importância do repasse de recursos ao Município, inclusive pelo Legislativo e por meio das emendas parlamentares.

O presidente, vereador Volmir Miotto, incentivou a população mondaiense a tomar todos os cuidados para a prevenção contra a Covid-19, principalmente com o surgimento dos primeiros casos em Mondaí, para que o número de doentes seja o menor possível e a volta à normalidade ocorra o quanto antes. Também parabenizou a bancada do MDB pelas emendas parlamentares conquistadas para o município, destacando que essa é uma luta de todos os vereadores da Casa desde o início da Legislatura e que todos têm sido bem-sucedidos nisso.

A próxima sessão será realizada no dia 15 de junho de 2020, às 19h.