19ª Sessão Ordinária de 2020

Publicado em 01/07/2020 às 17:26 - Atualizado em 17/08/2020 às 19:45

A décima nona sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Mondaí deste ano foi realizada virtualmente e transmitida pelo Facebook na noite de 29 de junho de 2020.

Além do parecer conjunto das Comissões de Constituição e Justiça e de Finanças ao Projeto 6/2020, que autoriza o Executivo Municipal a abrir um crédito especial para adquirir um veículo para o corpo de bombeiros de Mondaí, apenas a Indicação 14/2020, de autoria da vereadora Selani, deu entrada na sessão.

Durante a sessão, os vereadores Elizandro Mainardi e Roberto Bernardy falaram principalmente a respeito de emendas parlamentares que foram liberadas para o Município.

O vereador Elizandro informou sobre a liberação de duas emendas do senador Jorginho Mello, cada uma no valor de cem mil reais, e outra, do deputado Maurício Eskudlark, de duzentos e cinquenta mil, para aplicação na área da saúde e em outros setores da Municipalidade, destacando a importância das emendas e o trabalho dos vereadores e dos partidos para viabilizar o recebimento desses recursos.

O vereador Roberto comentou a liberação de duzentos mil reais para obras de infraestrutura no município, da emenda do deputado Fábio Schiochet, ressaltando que desde 2017 a coligação da base do prefeito foi responsável por conseguir mais de quatro milhões de reais por meio de tais emendas.

Ele também falou sobre o pagamento da primeira parcela, no valor de duzentos mil reais, do bônus agrícola a duzentos e oitenta e nove agricultores, com a previsão de mais duas parcelas de cento e cinquenta mil cada uma, para pagamento em julho e agosto deste ano, ressaltando que, junto com outros programas, como o de incentivo à construção, ao reflorestamento e ao melhoramento genético, isso representa um benefício expressivo para os produtores rurais mondaienses.

O presidente, vereador Volmir Miotto, parabenizou os vereadores envolvidos na busca de recursos para o Município, salientando que as emendas, além do ganho que representam para a Administração, também valorizam o trabalho do vereador.

Além disso, consultou o Plenário e, tendo sido autorizado, informou que o comandante do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste participará da próxima sessão para falar sobre o projeto de lei que tramita na Casa e será discutido e votado então.

Na discussão da Indicação 14/2020, que foi aprovada por unanimidade, a vereadora Selani Bruch disse ter conhecimento de que os canteiros centrais de várias ruas foram reformados e solicitou que, caso ainda não estivessem incluídos nesse projeto, os canteiros de parte da Avenida Porto Feliz, no Bairro Antas, também fossem reformados para o embelezamento da região, ressaltando que a via é uma das entradas da cidade e que os moradores do bairro merecem essa atenção.

Em aparte, o vereador Elizandro disse que o projeto de recuperação dos canteiros certamente contempla também essa parte da cidade, sugerindo aos vereadores se inteirarem dos projetos junto à Administração, e comentou que as calçadas que margeiam a avenida no Bairro Antas, de responsabilidade dos proprietários dos imóveis, são ainda mais importantes e que algumas delas estão bastante danificadas e oferecem risco a quem caminha, sendo, portanto, necessárias providências também nesse sentido.

Respondendo, a vereadora Selani, acrescentou que seria interessante um projeto da Administração que envolvesse a comunidade para recuperar todas as calçadas danificadas na cidade e disse que, tanto na questão dos canteiros quanto em outros serviços, o centro da cidade é sempre priorizado em detrimento dos bairros e que deseja um tratamento mais igualitário nesse aspecto.

Retomando a discussão mais adiante na sessão, o vereador Roberto mencionou que uma das calçadas danificadas no Bairro Antas fica em frente à propriedade da vereadora Selani e sugeriu que a reforma desse trecho servisse de exemplo para os demais munícipes, ressaltando que, além de estar na entrada para a cidade, muitas pessoas fazem caminhadas naquela direção.

A vereadora Selani, embora aquiescendo, explicou que a situação é resultado da passagem de veículos pesados, mencionando que outros estabelecimentos comerciais enfrentam o mesmo problema e afirmou que está sendo estudado um modo de fazer o conserto da calçada com uma estrutura mais resistente. Argumentou que o local, recoberto por brita, não oferece riscos a quem caminha, diferentemente de outras calçadas na cidade e, além disso, sugeriu que fosse feito o asfaltamento entre os canteiros daquele trecho da avenida.

Os vereadores Augusto e Roberto contestaram a fala, o primeiro destacando que a referida calçada se encontra danificada há bastante tempo e o segundo dizendo que existem outros estabelecimentos nas proximidades em que há tráfego pesado e cujas calçadas estão intactas, mas reiterou que a cobrança se deu em razão da vereadora ter mencionado a importância da boa aparência da entrada da cidade.

O presidente da Casa encerrou a discussão e a sessão, ressaltando a importância de cada um fazer a sua parte e contribuir para o constante melhoramento da cidade de Mondaí.

A próxima sessão será realizada no dia 6 de julho de 2020, às 19h.