21ª Sessão Ordinária de 2020

Publicado em 14/07/2020 às 16:39 - Atualizado em 17/08/2020 às 19:46

Na noite de 13 de julho de 2020 aconteceu a vigésima primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Mondaí desse ano, realizada por videoconferência e transmitida ao vivo pelo Facebook.

Na ocasião foi registrada a entrada de um projeto de lei, encaminhado pelo Executivo Municipal, que propõe alterações no perímetro urbano da Vila Catres por meio da exclusão de algumas áreas com função eminentemente rural. A matéria será despachada às comissões competentes para a devida instrução.

Também foi apresentada uma indicação, de autoria da vereadora Selani Bruch, por meio da qual ela solicitou melhorias em uma estrada municipal, explicando, por ocasião da discussão da matéria, que a se trata do trecho final da via que passa à direita do clube da Linha Capivara, o qual estaria com pouco cascalho na base e, por isso, escorregadio e  com muita lama em períodos chuvosos, dificultando o tráfego dos moradores, que se deslocam no período noturno para trabalhar nas empresas da cidade. A matéria foi, posteriormente, aprovada por unanimidade.

O vereador Valdori manifestou-se durante a sessão para prestar uma homenagem ao radialista Gilmar dos Reis, comentando aspectos da carreira desse profissional, inclusive na Rádio Porto Feliz, de cujo quadro ele faz parte há mais de trinta anos e destacou o trabalho que o mesmo realiza junto à Câmara, parabenizando-o pela dedicação à profissão.

O presidente, vereador Volmir Miotto, comentou algumas obras de pavimentação em ruas da cidade, mencionando que a Administração está inovando com a aplicação de um pavimento constituído de blocos de concreto e ressaltou que a tendência é a utilização desse material em outras ruas, tanto por causa da melhor aparência quanto pela facilidade da posterior manutenção.

Na discussão do projeto de lei que institui oPrograma de Amparo a Atingidos por Intempéries Climáticas no Município de Mondaí (PLO 7/2020), manifestaram-se os vereadores Elizandro Mainardi, Guido Kappes, Roberto Bernardy e Juvenil de Souza.

Apesar de abordarem aspectos diferentes da matéria, principalmente as dúvidas quanto ao funcionamento, às fontes de custeio, às formas de acesso aos recursos e o alcance do programa, todos os oradores reconheceram a importância e a necessidade do projeto, destacando especialmente que os recentes fenômenos climáticos registrados no município podem se repetir e que a população precisa ser amparada nessas situações.

O projeto foi aprovado por unanimidade e será remetido ao Executivo para sanção.

A próxima sessão será realizada no dia 20 de julho de 2020, às 19h.