26ª Sessão Ordinária de 2020

Publicado em 18/08/2020 às 14:55 - Atualizado em 20/08/2020 às 14:11

A vigésima sexta sessão ordinária de 2020 da Câmara de Vereadores de Mondaí, realizada virtualmente na noite da segunda-feira, 17 de agosto, foi transmitida ao vivo pelo Facebook, como de costume.

Na sessão foi registrada a entrada da Moção 5/2020, apresentada pela bancada do MDB (Movimento Democrático Brasileiro), como apelo aos deputados catarinenses pela aprovação do PL nº 0257.2/2020, em tramitação na Assembleia Legislativa. Conforme explicado pelo vereador Guido Kappes, o objetivo desse projeto é a alteração do Código Estadual do Meio Ambiente no que se refere à necessidade de construção de cisternas nas propriedades rurais, para isentar dessa exigência os proprietários cujos recursos hídricos sejam permanentemente suficientes para sustentar as atividades ou empreendimentos desenvolvidos e para desburocratizar o trabalho no meio rural.

Também foi apresentada a Indicação 22/2020 de autoria da vereadora Selani Bruch, solicitando melhorias para um trecho da Rua Teutônia, no Bairro Bela Vista, em que as águas pluviais estariam invadindo as casas de moradores em dias de chuva forte por falta de canalização no local.

Ambas as proposições foram aprovadas posteriormente.

O vereador Elizandro Mainardi também se manifestou na sessão para solicitar a renovação da pintura da faixa de indicação de preferencial na interseção da Rua Antas com a Avenida Porto Feliz, sugerindo, como indicação verbal, a utilização de um material alternativo emborrachado e mais durável para esse fim, inclusive para aplicação em outras vias com tráfego intenso. Além disso, sugeriu a ampliação da demarcação de vagas de estacionamento nas ruas da cidade.

O vereador Juvenil de Souza, em aparte, declarou apoio à proposição, comentando situações perigosas presenciadas por ele na Rua Antas, aparentemente ocasionadas pela precariedade da sinalização e desatenção dos condutores de veículos e concordou com a sugestão de utilização de tinta emborrachada para aumentar a durabilidade da sinalização.

O presidente, vereador Volmir Miotto, transmitiu ao Plenário a convocação para as audiências públicas de apresentação e discussão do Projeto de Lei dasDiretrizes Orçamentárias – LDO e de elaboração da Lei Orçamentária Anual – LOA para o Exercício de 2021, que serão realizadas por meio de videoconferência no dia 25 de agosto de 2020, respectivamente às 14h e às 14h30min, incentivando a participação dos vereadores e da população em geral.

A próxima sessão será realizada no dia 24 de agosto de 2020, às 19h.